DESCRIÇÃO
O que é PIS/PASEP?
PIS/PASEP é a sigla do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), que são contribuições sociais, devida pelas empresas. O PIS/PASEP é um número cadastrado no cartão de CNPJ, ou no documento de cadastro do trabalhador.
O PIS/PASEP tem o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto para os trabalhadores de empresas públicas, como privadas. O PIS/PASEP é também uma espécie de segurança do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Abono salarial
Anualmente o servidor cadastrado no PIS/PASEP, há pelo menos cinco anos, que recebeu no ano-base remuneração média mensal igual ou inferior a dois salários mínimos vigentes e que tenha trabalhado, no mínimo, 30 dias no período, se informado na RAIS, poderá ter direito ao benefício que será calculado na proporção de 1/12 (um doze avos) do valor do salário-mínimo vigente na data do respectivo pagamento, multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano correspondente, pago pelo Banco do Brasil (PASEP) ou pela Caixa Econômica Federal (PIS).
O servidor que deseja atualizar suas informações junto ao PASEP deverá procurar o CAS.
QUEM PODE SOLICITAR
Servidor Ativo ou seu representante legal por meio de Procuração.
COMO PROCEDER
O servidor deverá protocolizar o requerimento na Central de Atendimento ao Servidor na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos/SEGER (clique aqui),
A entrega da documentação por meio de portador* deverá atender a todos os requisitos abaixo discriminados, e o requerimento deverá ser preenchido pelo servidor interessado com firma reconhecida em cartório
*Portador: Qualquer pessoa capaz ou empresa de serviço postal.
Obs.: A CAS só atende servidores da Administração Direta. O Servidor da Administração Indireta deve se dirigir ao Setor de Pessoal de seu órgão de origem.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
a) Atualização de dados cadastrais e/ou Unificação cadastros no PASEP
- O servidor deverá comparecer a uma agência do Banco do Brasil e solicitar a atualização cadastral e/ou unificação cadastros, de posse dos documentos originais:
b) Alteração Nº PISPASEP no sistema SIARHES e/ou Retificação da RAIS
- O servidor deverá protocolizar requerimento na SEGER/CAS – Central de Atendimento ao Servidor (clique aqui) e apresentar os seguintes documentos:
PRAZOS E LOCAL DE ENTREGA DO SERVIÇO
LOCAL DE ATENDIMENTO
Av. Governador Bley - Edifício Fábio Ruschi, 236 – Sobreloja – Centro – Vitória-ES
Atendimento: 09:00 às 17:00
Obs.: A CAS só atende servidores da Administração Direta. O Servidor da Administração Indireta deve se dirigir ao Setor de Pessoal de seu órgão de origem.