18/09/2017 08h59

Workshop aborda novas metodologias para docentes

Um grupo de docentes da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) mudou de posição e ocupou, nesta quinta-feira (14), as cadeiras da sala de aula. O motivo foi a participação no workshop ‘Gestão da Aprendizagem Inovadora’, promovido pela instituição, com o objetivo de abordar novas metodologias de ensino.

A ação faz parte da carteira de projetos empreendidos pela Escola de Governo, que passa por um processo de revisão e revisita a diversas práticas. De acordo com a diretora-técnica da Esesp, Sylvana Torres, o que motivou a oferta do workshop foi a necessidade de adequar os espaços de aprendizagem às necessidades contemporâneas.

“Já foi o tempo em que as escolas eram os únicos espaços de conhecimento. Hoje em dia nós temos acesso a ele por meio de muitos outros locais. Estamos trazendo essa reflexão e mostrando que o novo momento traz o desafio de repensar e ressignificar tal espaço. É isso que estamos fazendo desde 2015”, explicou Sylvana.

A capacitação contou com o comando do docente Peter Altoé, e foi dividida em dois momentos. No período da manhã, foram apresentadas algumas tendências em relação à “nova escola” e à área do treinamento e desenvolvimento pessoal, assim como o seus impactos na atuação diária de ensino.

Já à tarde, temas como metodologias participativas, práticas de cocriação e formas de transformar o conteúdo dos treinamentos em resultado e mudança de comportamento fizeram parte da discussão. Os participantes ainda puderam passar por uma experiência de gamificação, aprendendo com o uso de jogos e, a partir daí, obtendo ferramentas para agir de forma objetiva no mundo.

“Foram oito horas intensas de bastante conteúdo, muita informação e também de muita interatividade. Foi uma espécie de degustação das principais tendências, elementos e metodologias. A nossa função é sensibilizar os facilitadores e trazê-los para a prática dentro dos nossos treinamentos”, disse Peter.

Escola de Governo

A oferta do workshop sobre novas metodologias faz parte de uma série de ações empreendidas pela Esesp desde o ano de 2015. “Ele é resultado de muitas conversas e reuniões em que a construímos conjuntamente o processo para que os resultados fossem positivos e agregassem valor”, contou Peter.

Além de trabalhar com os docentes, a instituição também tem realizado outras iniciativas. Entre elas está a revisita e atualização dos cursos, a abertura de novas ofertas e novos meios de aprendizagem, o lançamento da Educação a Distância (EaD), o fortalecimento das demandas customizadas e adoção das trilhas de aprendizagem.

Todos esses movimentos foram fundamentais para firmar o espaço da Esesp como uma verdadeira Escola de Governo, que se caracteriza por ser um espaço aberto e adaptável às novas necessidades do serviço público e às suas alterações.