Com objetivo de sensibilizar os servidores quanto à importância e seriedade do tema, além de trazer informação e orientação, foi realizada na tarde desta terça-feira (19), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), uma roda de conversa sobre a saúde e a prevenção ao suicídio, promovida pelo Programa Qualivida, coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (NASS), da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
A conscientização sobre o tema foi abordada durante uma conversa entre os servidores representantes do programa Qualivida e integrantes das equipes das gerências de recursos humanos dos órgãos. O evento também contou com a mediação de representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) e com a equipe de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).
Para a psicóloga da área técnica estadual de saúde mental da Sesa, Natalia Borba, o momento oportuniza a busca e a ampliação de informações sobre o assunto em questão, além de possibilitar a análise sobre como as atitudes podem influenciar na qualidade de vida.
“A experiência foi muito positiva. Contar com a participação de diferentes órgãos e reforçar a importância do cuidado com o ser humano é uma oportunidade maravilhosa. O grupo foi extremamente participativo e isso conta muito na hora de multiplicar a informação”, afirmou.
De acordo com o participante do evento e chefe de recursos humanos da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Aurélio Simões Monteiro Junior, a iniciativa reforça a importância de um assunto que deve ser abordado no cotidiano. “ Durante a roda e conversa foi possível ver a importância de sermos intermediadores, no sentido de auxiliar na procura de um profissional de saúde”, disse.
“Contamos com a participação de servidores de 18 órgãos do Poder Executivo Estadual e representantes da Assembleia Legislativa o que exprime a importância do assunto nos ambientes de trabalho”, ressaltou a coordenadora do Qualivida, Aline Schultz.
Também no dia 19 de setembro, os servidores participantes do evento e de diversos órgãos do Poder Executivo Estadual, vestiram amarelo como forma de demonstrar sua sensibilidade ao tema e a importância de falar sobre a prevenção do suicídio numa abordagem de valorização da vida.