23/06/2017 12h22

Servidores se reúnem para discutir missão de vida e novas carreiras

Planejar e construir o futuro a partir de decisões tomadas no presente. Essa foi a proposta do quarto encontro promovido pelo Programa de Preparação para a Aposentadoria – Geração Ativa. Realizado na tarde desta quinta-feira (22), o encontro reuniu servidores estaduais que desejam se programar para as novas etapas da vida.

O evento foi comandado pela administradora, psicanalista, psicodramatista organizacional e coach de executivos Giovana Brioschi. Nele foram abordados assuntos como os ritos de passagem, a matriz da identidade, assim como os medos e desafios encontrados por quem aceita empreender uma nova experiência.

A ideia é disponibilizar aos participantes uma série de informações e conhecimentos sobre temas diversos, por meio de rodas de conversas. Com isso, tanto servidores que estão a um passo de se aposentarem quanto aqueles que ainda têm um caminho mais longo pela frente podem se organizar para aproveitar essa nova fase da vida da melhor maneira.

É no último exemplo que se encaixa o bombeiro militar Salvador Martins. Aos 50 anos, ele contou que está a alguns dias de se aposentar. Por isso, decidiu participar de todos os encontros promovidos pelo programa Geração Ativa deste ano. De acordo com Salvador, muitas informações já o ajudaram nesse processo de transição.

“Falamos sobre algumas situações importantes que passamos, seja com a gente mesmo, com nossa família ou no trabalho. Também vimos sobre o que fazer depois de nos aposentarmos, como me comportar e também no meu cotidiano, com minha família e com as pessoas com quem eu convivo”, disse.

Para ele, após anos dedicados ao serviço público, chegou a hora de focar em novas experiências e novos planos. “Gostaria de voltar para a faculdade e terminar o meu curso de Turismo, que comecei, mas não consegui terminar. Fazer um curso de inglês, que eu tanto gosto. E talvez voltar a trabalhar com a música. Mas o mais importante é destinar mais tempo à minha família”, concluiu.

O momento registrou a participação também de servidores que não se encontram tão perto da aposentadoria, mas que enxergaram nas palestras uma oportunidade de começar essa preparação desde cedo. Esse foi o caso de Danieli Cruz Maestri, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“Ainda falta um tempo, mas a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) abriu essa possibilidade de participarmos, porque quanto antes começarmos a ter essa nova visão, melhor. Eu participei de todos os encontros até agora, e todos trouxeram muita coisa importante para a minha vida”, contou.

Atuando na equipe do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sesa, Danieli também aproveitou para compartilhar um projeto que desenvolve junto aos profissionais da saúde. Aberto aos servidores de todas as idades, a ação tem como foco tornar o ambiente de trabalho mais agradável e feliz.

“A ideia foi mudar o lugar que a gente trabalha. Em horários alternativos, como no almoço, nos reunimos para fazer alguns trabalhos manuais. Começou comigo ensinando a fazer porta-lápis com disquetes velhos. A ideia foi bem recebida e outros servidores também se disponibilizaram a ensinar aquilo que sabiam”, contou.

Programa Geração Ativa

O ‘Geração Ativa’ é desenvolvido pela Seger em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM).

O programa de preparação para aposentadoria está aberto a todos os servidores, inclusive para os que não estão próximos de se aposentar. Esse novo cuidado para a aposentadoria deve começar desde o ingresso no mercado de trabalho, e por isso é importante refletir e planejar com antecedência.

Informações à imprensa:

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719