A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com o Corpo de Bombeiros (Cbmes), realizou o Treinamento para Formação de Brigadistas Eventuais, com o objetivo de formar a Brigada de Incêndio do Edifício Fábio Ruschi.O curso foi realizado no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, na Serra, teve duração de três dias e se encerrou nesta quinta-feira (16).
Cerca de 20 servidores aprenderamo combate a princípio de incêndio, evacuação de área, manuseio de equipamentos, prática de primeiros socorros e imobilização e transporte de vítima.
“A formação da brigada de incêndio do Edifício Fabio Ruschi foi uma exigência do Corpo de Bombeiros, quando da concessão do alvará provisório. Esse é um importante prédio da Administração Pública, que abriga grandes secretarias. Dessa forma, buscamos a capacitação das equipes para atuarem em eventuais situações de emergência”, destacou a secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.
O servidor Rafael Kaiser, que participou do treinamento, aprovou a experiência. "O curso é muito importante pois, além de aprendemos as teorias de brigadista, botamos a mão na massa de fato. Apagamos um princípio de incêndio em uma simulação, fizemos manuseio de equipamentos de proteção individual, imobilização e transporte de vítimas feridas e outras coisas. Ter uma brigada de incêndio em uma organização, sem dúvida dá mais segurança para as pessoas do local”, afirmou.
Decreto
Nesta quarta-feira (15), foi publicado no Diário Oficial o Decreto que institui o Comitê de Gestão Integrada de Segurança contra Incêndios. O grupo será coordenado pela Seger e atuará no âmbito dos imóveis de propriedade do Poder Executivo do Estado.
O objetivo é promover o atendimento às normas de segurança e prevenção a incêndio nos imóveis públicos e a capacitação das equipes dos órgãos para atuarem em situações de emergência.
Texto: Pedro Sarkis
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Pedro Sarkis