21/07/2017 18h09 - Atualizado em 21/07/2017 18h43

Servidores participam do workshop ‘Salário Inteligente: Multiplicando o meu Dinheiro'

Planejar como utilizar o salário, escolher as melhores formas de investimento com base nos projetos de vida e adotar ferramentas que ajudam a poupar dinheiro. Essas são algumas alternativas que foram apresentadas durante o workshop ‘Salário Inteligente: multiplicando meu dinheiro’, promovido nesta semana pelo Qualivida.

A atividade integra o Programa de Educação Financeira da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e conta com o apoio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O momento teve condução do economista, professor e consultor financeiro Leonardo Cassa de Oliveira.

O objetivo foi abordar os principais assuntos relacionados ao tema, com foco na melhor administração do dinheiro, oportunizando aos servidores conhecimentos sobre o assunto, a fim de que possam utilizar as ferramentas facilitadoras para o gerenciamento das finanças pessoais.

O workshop foi dividido em três momentos. No primeiro, Leonardo promoveu um trabalho de conscientização sobre educação financeira, mostrando o que é qual sua aplicação. Nele foram apresentados dados sobre a realidade financeira em nível nacional, como o índice de endividamento no país e o seu impacto na vida das famílias.

Na segunda fase, essas informações foram contextualizadas e levadas para a realidade dos participantes. Já no terceiro momento, o foco foi nas possibilidades e opções de investimento, quando os participantes puderam conhecer as diversas maneiras de aplicação do dinheiro.

“Nossa intenção não é que esses servidores saiam daqui sendo experts no assunto. O importante é que eles tenham uma orientação, um caminho que possam seguir para melhorar a sua qualidade de vida em termos de administração das suas rendas”, ponderou Leonardo.

Além do momento em sala de aula, o workshop também utilizou o laboratório de informática da Esesp para realizar atividades práticas. Foi mostrado, por exemplo, como uma planilha básica pode auxiliar a planejar os gastos e poupar, e apresentado programas que existem no mercado que podem ajudar a melhorar o orçamento doméstico.

“Na verdade essa é uma forma de enxergarem para onde está indo o dinheiro deles. Vamos trabalhar com sites que trazem informações financeiras úteis e confiáveis, onde se podem medir os rendimentos e aplicações de várias instituições, e mostrar que há outras possibilidades de investir além dos bancos”, concluiu Leonardo.

Visão dos participantes

Entre o público presente em sala estavam as servidoras Laíz Caser, Lorena Correa e Lívia Faccin, que atuam no Departamento de Estradas de Rodagens (DER-ES). Elas falaram sobre essa experiência, elogiaram a iniciativa e destacaram a importância de tratar esse tema nos dias atuais.

“Vivemos um momento em que é necessário olhar com atenção para nossas contas, cuidar do nosso dinheiro. Esse é um conhecimento que a gente pode levar para casa, para nossa família, para nossos colegas de trabalho. O curso foi uma porta que se abriu para aprendermos e sairmos com muitas informações”, disse Lívia.

“É uma reflexão sobre o nosso comportamento que, se estiver em desacordo, afeta todas as outras áreas, inclusive a nossa atuação profissional. E é uma forma de valorizarmos o nosso salário e percebermos que, de pouquinho a pouquinho, podemos sentir uma grande diferença”, completou Laíz.

Além disso, elas destacaram o modelo adotado pelo workshop, que trata a educação financeira de forma clara e acessível. “A linguagem do professor é bem tranquila. Geralmente quando pensamos nesse tema já imaginamos que vai ser algo muito complexo. Mas ele consegue trazer isso para a nossa realidade e abrir mais os nossos horizontes”, finalizou Lorena.

Novas turmas

Essa foi a primeira turma do workshop ‘Salário Inteligente: multiplicando meu dinheiro’ aberta pela Seger. De acordo com analista do executivo e membro do Núcleo de Recursos Humanos e Saúde Ocupacional (Nureso), Simoni Da Ros Dalfior, a procura foi tão alta que a Secretaria já está planejando outros dois encontros para beneficiar outros servidores.

“Em questão de poucas horas todas as vagas foram preenchidas. Até o último minuto alguns servidores nos procuraram para ver se conseguiriam participar. O curso está sendo bem procurado e, por isso, ainda teremos outros dois encontros em 2017, um em setembro e outro em novembro, também com 30 vagas cada, destinadas aos profissionais do Poder Executivo Estadual”, disse.

Informações à imprensa:

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719