07/04/2017 18h27

Servidores participam de palestra voltada ao dia Mundial da Saúde

O cuidado com a saúde mental, a importância da realização de atividades físicas e o momento de lazer, foram temas abordados durante a palestra “Reinventando o estresse e a depressão: como torná-los seus aliados?” realizada na tarde desta sexta-feira (07), pelo Programa Qualivida, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM. O evento marcou o dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, e contou com a participação de servidores de 24 órgãos estaduais.

A palestra que foi ministrada pelo Doutor em Neurologia Hebert Cabral, teve como objetivo orientar e informar sobre os sintomas e a realidade do indivíduo que passa por problemas relacionados ao stress e à depressão, além de descontruir essas doenças e transforma-las como aliadas, em um estilo de vida mais saudável.

Segundo o médico, é possível transformar sintomas em formas de tratamento. “Entender como esses sintomas podem auxiliar no tratamento de uma doença, a busca pelo autoconhecimento e a sensibilização de como utilizar metodologias mais modernas, são de extrema importância.  O paciente tem que saber que ele é o elemento mais importante e dentro do processo para poder construir o caminho de sua recuperação. Todo indivíduo que está em volta da pessoa que está doente, é peça fundamental no processo de recuperação, mas a principal peça é ele mesmo”.

Para a analista do executivo, Simoni Da Ros Dalfior a palestra derrubou barreiras. “A palestra foi de suma relevância, pois conseguiu alcançar uma reflexão sobre aspectos do nosso cotidiano, que podem influenciar o indivíduo de diversas formas, seja no ambiente profissional ou familiar.  A partir de uma conversa aberta sobre temáticas relacionadas ao stress e a depressão, a pessoa entende que esses problemas de saúde devem ser trabalhados para possibilitar melhorias em sua qualidade de vida”, afirmou.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard