26/04/2017 16h46

Servidores participam de ações de promoção à saúde

Orientação nutricional, medição de glicose e aferição de pressão arterial, foram serviços disponibilizados durante uma ação realizada, nesta quarta-feira (26), em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A ação foi promovida pelo programa Qualivida, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com a Universidade Vila Velha (UVV) e com o programa Vigilantes do Peso.

Com objetivo de informar os servidores sobre os cuidados básicos com a saúde e reforçar a importância do combate à hipertensão arterial, acadêmicos dos cursos de Farmácia, Nutrição e Enfermagem da Universidade realizaram procedimentos específicos de prevenção de doenças e orientação à saúde. Durante as atividades, foram atendidos aproximadamente 300 servidores.

Para o professor do curso de enfermagem da UVV e coordenador das atividades, José Carlos Abreu de Carvalho, toda ação de saúde deve ser reforçada. “É importante ressaltar que toda medida que promove saúde, bem estar e informação é de extrema importância. Auxiliar a identificação de possíveis alterações colaboram para que seja feito o encaminhamento imediato do cidadão a um profissional especialista para que complicações futuras possam ser evitadas”, disse o professor.

Para o integrante do Qualivida, Ruth Bezerra da Silva, o objetivo foi a possibilidade de um atendimento breve. “Disponibilizando procedimentos rápidos e que, dependendo do resultado, podem fazer uma grande diferença para a saúde do indivíduo. A partir de informações coletadas durante os atendimentos, será feito um mapa com os resultados direcionados a ações específicas, sempre com a intenção de colaborar com a qualidade de vida do servidor”.

A iniciativa foi bem recebida pelos servidores, dentre eles o Rodrigo Cardoso Garcia, Subgerente de Monitoramento e Avaliação de Atendimento Integrado ao Cidadão: “Achei interessante e uma ótima oportunidade de acompanhar resultados de exames rápidos, que normalmente não seriam acompanhados tão de perto”, afirmou.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br   

 

Éricka de Almeida Silva

ericka.silva@seger.es.gov.br 

Texto: Éricka Almeida

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard