A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) iniciou, nesta quarta-feira (20), o processo de aceleração das iniciativas do serviço público capixaba que foram vencedoras do Ciclo 2020 do Prêmio Inoves. Ao todo, 10 projetos participarão do programa e receberão, um investimento de até R$ 30 mil, cada um, para aprimoramento.
A aceleração será coordenada pelo Laboratório de Inovação da Seger (LAB.ges) e terá duração de 12 meses. Durante essa jornada, as equipes das iniciativas, que são formadas por servidores públicos dos Poderes Executivos Estadual e Municipal, participarão de mentorias e workshops com metodologias de gestão e desenvolvimento utilizadas por empreendedores e inovadores do mundo todo.
“Mais que disponibilização de recurso financeiro, a aceleração foi planejada para ser uma oportunidade de desenvolvimento das equipes em abordagens, metodologias e ferramentas nascidas nos ambientes de inovação. Dentre as ofertas estão oficinas de Canvas de Projeto, Métodos Ágeis, Design Thinking e Pitch”, destacou a gerente de Inovação na Gestão e coordenadora do LAB.ges, Nara Caliman.
Além da capacitação, cada grupo passará por uma etapa de planejamento, a fim de decidir qual parte ou quais ações da iniciativa deseja acelerar, priorizando aquelas que tenham maior potencial de alavancagem. No decorrer do programa, eles contarão com o apoio técnico de mentores, atores do ecossistema de inovação, academia e entes governamentais.
O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou a importância do programa. “O processo de aceleração de iniciativas públicas do Espírito Santo é pioneiro em todo o Brasil. Por meio dele, o Estado apoia e investe na evolução de projetos relevantes, que impactam positivamente a vida dos cidadãos”, disse.
Para saber mais detalhes sobre as etapas da Aceleração do Programa Inoves, acesse: www.inoves.es.gov.br/aceleracao-inoves. Confira abaixo os projetos que serão acelerados.
Iniciativa/Órgão
1) Aquicultura Familiar / Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
2) Tô Vivo DER-ES! Aplicativo de Atendimento Virtual para Censo Digital e Prova de Vida / Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
3) Centro de Inovação e Aprendizagem nas Escolas Municipais de Vila Velha/ES / Secretaria Municipal da Educação - Prefeitura Municipal de Vila Velha.
4) Laboratório Virtual: do ensino-aprendizagem aos cientistas do amanhã / Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
5) Transparência Ativa 2.0 / Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
6) Observatório de Políticas Públicas para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil / Secretaria Municipal de Assistência Social - Prefeitura Municipal de Vitória.
7) Elas no campo e na pesca: Empreendedorismo, Liderança e Autonomia / Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
8) Maternar Lactante Presas / Secretaria da Justiça (Sejus).
9) Plano de Segurança e Defesa Social: Serra Atitudes da Paz / Secretaria Municipal da Defesa Social - Prefeitura Municipal da Serra.
10) Projeto Estadual Compra Direta de Alimentos – CDA / Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br