08/07/2020 18h15

Seger inicia integração do módulo de compras do Siga ao e-Docs

Nesta quarta-feira (08), parte das funcionalidades do módulo de compras do Sistema de Gestão Administrativa (Siga) passa a ser executada de forma integrada ao Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs), tornando o procedimento mais ágil e fácil para os servidores que utilizam as ferramentas. A ação representa a primeira fase do projeto, que prevê outras entregas.

Antes dessa mudança, todos os documentos gerados por esse módulo do Siga tinham de ser inseridos manualmente no e-Docs, o que exigia tempo e atenção dos servidores. Agora, o envio de alguns deles já pode ser realizado automaticamente entre os sistemas. Basta o usuário seguir as instruções divulgadas no site www.portalsiga.es.gov.br, na aba "Informativos".

“Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest), com o objetivo de facilitar o trabalho dos servidores e, consequentemente, aumentar a eficiência administrativa. Novas atualizações estão sendo realizadas no módulo de compras, para que outros documentos e funcionalidades sejam adicionados à integração dos sistemas”, destacou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Os sistemas

O Siga é uma ferramenta corporativa, com abrangência em todos os órgãos e entidades do Executivo Estadual, que busca padronizar e conciliar eletronicamente os processos de gestão administrativa do Estado. Os benefícios gerados pela utilização do sistema são: unificação e especificação de itens do catálogo; formação de banco de preços; controle do processo de compras, dos contratos, convênios, assim como de bens de consumo, móveis e imóveis.

Já o e-Docs é o sistema corporativo de gestão de documentos eletrônicos, que contempla os procedimentos de autuação, despacho, tramitação, classificação, prazo de guarda, arquivamento e destinação final. A ferramenta traz diversos benefícios para a gestão pública, como agilidade no atendimento das demandas, redução de custos operacionais com deslocamento de processos por mensageria, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações, transparência e segurança dos dados.

Texto: Vitor Possatti

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues / Simone Espindula Batista
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br / simone.batista@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard