13/06/2022 11h51

Seger capacita servidores sobre análise tarifária de energia elétrica

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) realizou, na última semana, um treinamento sobre a Análise de Tarifas de Energia de Unidades Consumidoras do Mercado Cativo para 43 servidores que atuam em áreas administrativas dos órgãos públicos estaduais. O objetivo da capacitação foi orientá-los para a otimização de contratos de energia do Governo com a concessionária responsável pela distribuição.

O treinamento foi ministrado em formato híbrido pelo professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do Campus São Mateus, Me. Rodrigo Fiorotti, e contou com momentos teórico e prático. Na oportunidade, os servidores aprenderam a utilizar uma ferramenta desenvolvida, em parceria com o Instituto, para a análise tarifária real dos contratos do Estado.

“Essa ação integra um projeto maior, que é fruto de cooperação entre a Seger, o Ifes e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Por meio da capacitação, os servidores recebem instruções para identificar a melhor forma de contratação do serviço, reduzindo custos com energia elétrica e aperfeiçoando, assim, o uso de recursos públicos”, destacou a analista do Executivo e subgerente de Análise e Controle de Despesas Corporativas, Diana Bastos.

Por meio do projeto de cooperação já foi realizado também um estudo de análise tarifária de 30 unidades consumidoras do Governo do Estado, em que foram apontadas propostas de adequação em contratos de energia, com geração de economia anual de, aproximadamente, R$ 1,5 milhão. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard