O Programa de Gestão Documental do Governo do Estado (Proged) disponibilizou, nesta quarta-feira (23), o Manual de Digitalização de Documentos em seu site - www.proged.es.gov.br. O material tem como objetivo orientar os servidores públicos sobre a conversão de processos e documentos em papel para o meio digital, estabelecendo métodos e padrões para o procedimento.
O instrumento foi elaborado por uma equipe técnica, formada por representantes das Secretarias de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e de Controle e Transparência (Secont), do Arquivo Público (APEES) e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest). Além de orientações gerais, ele apresenta o passo a passo para a conversão parcial ou total de processos, bem como anexos com os modelos de documentos que deverão ser utilizados.
O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou que a ação vai ao encontro da modernização da gestão pública: “Desde o início deste ano, a autuação de novos processos e a captura de documentos estão sendo realizadas exclusivamente de forma eletrônica, pelo sistema e-Docs. A digitalização de arquivos que ainda estão em papel contribuirá para a transformação digital nos órgãos públicos e para a melhoria dos fluxos de trabalho”.
“O manual foi elaborado de maneira bem didática, reunindo informações detalhadas sobre cada etapa necessária para a digitalização de processos e documentos. Ele será um importante aliado dos servidores que desempenharão essa atividade nos órgãos do Governo do Estado. Cabe destacar que nessa primeira versão, ele trata da digitalização pontual, em casos específicos. A digitalização de legado será abordada em versões posteriores”, ressaltou o diretor-presidente da APEES, Cilmar Franceschetto.
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