20/04/2017 10h58

Palestra aborda relações familiares e sociais na aposentadoria

Atuando há 27 anos no serviço público estadual, a servidora Rosângela Ribeiro se prepara para o momento de transição entre a vida profissional e a aposentadoria. A convivência diária com os colegas da Educação, área onde atua, permitiu que ela criasse fortes laços com as pessoas com quem divide as horas no seu dia a dia. 

“O nosso local de trabalho acaba se tornando uma segunda casa. A gente sai de casa cedo e chega à noite. Ou seja, o tempo em que passamos com eles acaba criando uma família”, contou Rosângela. Agora que se aproxima o tempo de se aposentar, ela avalia. “É hora de também olharmos para as outras relações, destinar tempo a elas”, declarou. 

Preservar esses laços afetivos, fortalecer os vínculos familiares e entender a importância dos relacionamentos em todas as etapas da vida. Essas foram algumas entras as várias reflexões trazidas pela palestra “Família e Apoio Social: não estarei só”, ação que integra o Programa de Preparação para a Aposentadoria – Geração Ativa. 

Realizado na tarde da última terça-feira (18) na Escola de Serviço Público do Espírito Santo, o encontro teve o objetivo de trazer uma reflexão sobre a aposentadoria sob a ótica das relações pessoais, a fim de apoiar os servidores a compreenderem uma realidade ainda desconhecida. 

Ao longo da palestra, foram debatidos temas como comunicação, inteligência emocional, processo de mudança, assim como integração/interação social e rede social. Os participantes também puderam conhecer um pouco mais sobre o estatuto do idoso e os direitos constitucionais. 

O momento foi conduzido pela palestrante Heliane Prata Sarmento, que é assistente social de formação, especialista em Recursos Humanos e em Gestão Pública, servidora pública, professora de Pós-graduação, coach e palestrante na área comportamental. 

Outra servidora que também aproveitou a oportunidade foi Teresa Ferreira, que há mais de 30 anos dedica sua vida ao serviço público. Perto de se aposentar, ela contou que se interessou pelo programa por ser uma forma de ter as informações necessárias para se preparar para esta nova etapa da vida. 

“Eu nunca tinha pensado em como vão ficar minhas relações após estar aposentada. A palestra abriu uma nova porta e mostrou que este é o momento de pensarmos em nós. E por muitos anos colocamos as nossas tarefas na frente, agora é hora de criarmos a consciência de que precisamos estar em primeiro lugar”, disse.  

Programa Geração Ativa 

O ‘Geração Ativa’ é uma ação desenvolvida pela Seger em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM). 

O ciclo 2017 teve início com um encontro sobre educação financeira, em março, com o tema “Dinheiro: sabendo usar, não vai faltar”. No total, o programa abrange cinco momentos. 

A próxima palestra está marcada para o dia 17 de maio, a partir das 13h30min, levando para discussão o tema “Saúde e autonomia: a vida no segundo tempo”. A atividade ocorrerá na Esesp e será comandada pelo médico e especialista em qualidade de Vida Jorge Miranda. As inscrições serão de 02 a 15 de maio e estarão abertas a todos os servidores.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard