22/01/2020 16h02

‘Organização para a vida’ é tema de palestra nesta quinta-feira (23)

Nesta quinta-feira (23), às 9h30, será realizada no auditório do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória, a palestra “Organização para a vida”, com a personal organizer e musicista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), Mosie Schulz. Para participar, basta se inscrever pelo link: http://bit.ly/palestraorganizacaoparavida.

A ação faz parte da campanha #JaneiroBranco e conta com a adesão da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), por meio do Programa ‘Qualivida’. O objetivo é falar sobre os benefícios da organização na vida e na saúde das pessoas.

O movimento ‘Janeiro Branco’ foi criado em 2014 por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, e é dedicado à promoção da psicoeducação das pessoas e das instituições, visando a colocar o tema da saúde mental em evidência, em nome da prevenção do adoecimento emocional. O objetivo da campanha é incentivar, no país e no mundo, debates e reflexões que convidem as pessoas a pensar sobre si mesmas, suas vidas e a qualidade dos seus relacionamentos.

A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, ressalta que o evento é aberto ao público: “A palestra abordará um tema relevante, que pode ajudar o dia a dia de muitas pessoas, seja na organização de tarefas do trabalho ou do lar. Por isso, quem quiser participar, está convidado”.

A palestrante

Mosie Schulz é servidora do Governo do Estado, professora da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). É formada em Piano e Oboé, pós-graduada em Pedagogia da Performance Musical, mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e primeira Oboísta da Oses. Possui um canal no Instagram (@simplifiquecomosie), criado há nove meses e que conta com quase 60 mil seguidores. Na rede social ela fala sobre organização da casa e outros assuntos do gênero e seus vídeos têm milhares de visualizações.

Saúde Mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento considerável. De acordo com um estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), os transtornos mentais causaram um terço de todas as incapacidades nas Américas.

O relatório da Opas aponta, ainda, que Paraguai, Brasil, Peru, Equador e Colômbia são os cinco países que aparecem no topo do ranking de incapacidade devido à depressão, seguido da ansiedade.

Programa ‘Qualivida’

O ‘Qualivida’ é um programa da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos,  que visa a promover a saúde e a valorização dos servidores do Poder Executivo Estadual, com o foco na qualidade de vida no trabalho.

Texto: Suellen Barone

Simone Espindula Batista