24/01/2019 15h22

Labges: Encontro debate agilidade na gestão e planejamento de projetos

O Laboratório de Inovação na Gestão (Labges) da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) realizou nesta quarta-feira (23), o encontro “Scrum – Mão na Massa”, com a condução do servidor Rodrigo Zambom. O evento, que contou com participação de servidores públicos estaduais e federais, além de funcionários da iniciativa privada, apresentou metodologias para agilizar e aprimorar a execução de projetos.


O Scrum é um método ágil de organização de projetos divididos em ciclos ou fases, os Sprints. Cada membro da equipe recebe sua meta e atividade a ser executada em um determinado tempo, chamado de Time Box. Depois disso, um novo encontro é realizado para que os resultados sejam avaliados. As metodologias ágeis de desenvolvimento de produtos complexos são interativas e podem ser aplicadas no dia a dia de quem trabalha com estas iniciativas.

Foi o primeiro contato de alguns participantes do encontro com as metodologias de trabalho adotadas pelo Lab.ges. É o caso de Fernando Silva, servidor do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), que tirou lições que podem ser aplicadas em seu trabalho. “Trabalho com o desenvolvimento de sistemas e preciso de respostas rápidas. Com o Scrum, consigo trazer a agilidade necessária e com qualidade para dar bons resultados aos cidadãos”, disse.


O servidor de carreira do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Michel Simon, participante assíduo dos eventos promovidos pelo Labges, destaca que a equipe do laboratório consegue trazer profissionais de ponta e o que é tendência na inovação. “Tento empregar na minha rotina de trabalho o que é discutido nos eventos que participo e procuro conversar com meus colegas para induzir a questão da inovação, buscando aperfeiçoar o nosso trabalho”, afirmou Simon.

 

O palestrante do encontro, Rodrigo Zambon, é gerente de Processos e Projetos do Governo do Estado do Espírito Santo, responsável pelo Escritório Central de Processos. Atualmente, Zambon é ProductOwner do E-DOCS, sistema corporativo de gestão de documentos arquivísticos digitais e faz parte do corpo docente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), nas disciplinas de Agilidade.


Para saber mais sobre os eventos e ações do Labges, acesse o site labges.es.gov.br  e curta a página facebook.com/labges.

 

Informações à imprensa:

 

Assessoria de Comunicação Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br 

Pedro Sarkis

pedro.sarkis@seger.es.gov.br

 

Texto: Pedro Sarkis

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard