11/04/2017 14h48

“Inoves” é tema de oficina realizada na Seger

“Novos caminhos para o Programa Inoves” foi o tema da Oficina Inova Inoves, realizada pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), por meio da Subsecretaria de Inovação na Gestão (Subges), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Com a participação de um público diversificado, representado por servidores de diferentes áreas do Governo ligadas à inovação, professores da Esesp e avaliadores do Prêmio Inoves, a oficina teve como objetivo promover a reflexão, de forma coletiva e colaborativa, sobre os rumos necessários para que o Programa seja renovado e tenha o seu papel de fomentador e promotor da inovação na gestão pública fortalecido.

Foram realizadas várias dinâmicas com uma abordagem baseada no Design Thinking, sob a condução da docente da Esesp, Juliana Prado. Tais dinâmicas envolveram não apenas um processo de reflexão do grupo, mas também a participação de servidores que atuam no edifício Fábio Ruschi, local onde foi realizada a oficina. Eles foram entrevistados e puderam contribuir com seu olhar sobre o Inoves e as expectativas em relação ao Programa.

Para a Diretora Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Andrezza Rosalém, uma das participantes do evento, a Oficina proporcionou um ambiente de inovação e de reflexão. O clima foi bastante colaborativo e a equipe que conduziu o trabalho deixou os participantes bem à vontade para propor melhorias e mudanças.

A realização da Oficina conclui o processo de escuta para o redesenho do Programa Inoves, que foi realizado em quatro etapas: realização de um estudo comparativo sobre outros prêmios; entrevista com dirigentes do Governo sobre balizamentos para a renovação do Programa; pesquisa pelo site do Inoves, aberta à participação de todos os servidores.

As reflexões e sugestões serão sistematizadas pela equipe da Subges e submetidas a uma análise de critérios de viabilidade.