20/07/2017 13h15

Geração Ativa fecha ciclo trazendo orientações previdenciárias

O Programa de Preparação para a Aposentadoria – Geração Ativa finalizou, nesta quarta-feira (19), o primeiro ciclo de palestras previstas para o ano de 2017. O último encontro foi comandado pela gerente de Benefícios do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), Liane Mara da Silva.

O momento reuniu servidores estaduais de diversos órgãos que desejam se planejar para esta nova etapa da vida, obter informações sobre as modalidades de aposentadoria, como a voluntária, e sanar dúvidas sobre os diversos temas relacionados à previdência estadual (ES-Previdência) e outros temas relativos.

Ao longo do bate-papo, Liane demonstrou os requisitos para as regras de aposentadoria, bem como abordou os temas averbação de tempo de contribuição, o abono permanência e outros assuntos de interesse dos servidores.

Há quase 33 anos atuando no serviço público, a servidora Adriana Marques Pim foi uma das pessoas presentes durante o encontro. Atuando no Departamento de Estradas de Rodagens (DER-ES), ela contou que está a menos de um ano de se aposentar. Por isso, decidiu passar por todas as palestras e se preparar para esse momento.

“O encontro de hoje foi muito importante, porque muitas vezes passamos por toda a nossa carreira sem ter ou buscar informações a esse respeito. A Liane trouxe o conteúdo de maneira clara e colocou de forma muito simples as opções que nós temos. É muito importante conhecermos os nossos direitos e pensarmos em como será a partir de agora”, destacou Adriana.

Quem também participou dos encontros foi o bombeiro militar Hudson Fontainha. Morador de Cachoeiro de Itapemirim, ele decidiu enfrentar a distância para obter mais conhecimento sobre o tema. De acordo com o militar, o          Geração Ativa’ é uma ferramenta importante para cuidar do hoje e programar o amanhã.

“Eu acho uma iniciativa muito boa. Antes, quando íamos para a reserva, muitas vezes não sabíamos o que fazer, não nos organizávamos ou tínhamos uma orientação para encarar essa mudança. Agora a gente tem condições de se preparar  sem ter aquele impacto, além de aprendermos a procurar novos caminhos”, contou.

O último encontro do ciclo foi encerrado com atendimento personalizado ao público presente, quando membros do IPAJM responderam questionamentos mais específicos e esclareceram dúvidas com base nas informações levantadas pelo próprio instituto.

Geração Ativa

O ‘Geração Ativa’ é um programa de preparação para a aposentadoria que tem o intuito de oportunizar aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo uma transição trabalho-aposentadoria bem planejada, por meio de ciclos de palestras informativo-vivenciais.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) e pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Novo ciclo

Para este segundo semestre, a Seger já programou o segundo ciclo do ano. O primeiro encontro está previsto para o dia 22 de agosto. As vagas serão abertas a todos os servidores, inclusive para os que não estão próximos de se aposentar, uma vez que a preparação para a aposentadoria deve começar desde o ingresso no mercado de trabalho.

Informações à imprensa:

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719