18/05/2017 16h43

‘Geração Ativa’ aborda saúde na aposentadoria

Servidores de diversas instituições públicas do Estado participaram, na tarde desta quarta-feira (17), de mais uma palestra do Programa de Preparação para a Aposentadoria – Geração Ativa. O encontro abordou o tema “Saúde e Autonomia: a vida no segundo tempo”, e foi comandado pelo médico Jorge Luiz de Miranda.

O objetivo foi orientar os participantes e fornecer informações gerais sobre o autocuidado, o processo de envelhecimento e os hábitos que podem tornar esta etapa da vida mais bem sucedida e ativa.

Durante toda a atividade, os servidores foram convidados a pensar na vida como sendo uma partida de futebol. A cada hábito saudável, eles marcavam gols e pontos. Já para as práticas que ainda poderiam ser melhoradas, a pontuação registrada na tabela diminuía.

Nessa “competição”, o servidor Sérgio Lírio saiu campeão. Membro da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), ele contou que está há alguns dias para ir para a reserva e, por isso, procurou o Geração Ativa para obter novos conhecimentos.

“Este foi o primeiro encontro que participei. Agreguei muita informação e consegui perceber que tenho feito coisas boas pela minha vida. Marquei 9,6 pontos, ou seja, venho desempenhando muito daquilo que o médico disse. Aprendi bastante e pretendo participar das próximas palestras”, disse.

Além de fazerem essa análise da rotina, os participantes puderam levar exames médicos para avaliação, identificando em quais quesitos a saúde ainda precisa de um cuidado especial.

“Preparar para parar”

Outra servidora que participou pela primeira vez do programa foi Inara Borges, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Ela explicou que conheceu a proposta por meio de uma colega de trabalho, depois de ‘tomar um susto’ ao ficar sabendo que já poderia iniciar o processo de aposentadoria em breve.

“Eu fiquei assustada porque não tinha percebido que estava me aproximando desse momento. Você vem de um movimento em que acorda sabendo que vai trabalhar. De repente você se pega em uma fase em que não tem mais essa rotina. Por isso eu acho fundamental se preparar para parar, cuidar do início dessa nova etapa”, contou.

Médico e autor

 

O encontro do ‘Geração Ativa’ foi conduzido pelo médico Jorge Luiz de Miranda. Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jorge é especialista em Clínica Médica e Medicina do Trabalho, entre outros. Ele é, ainda, autor dos livros ‘Saúde Não é o Mais Importante: É Tudo!’, ‘Fábrica de Vida’ e ‘Stress: O Jogo da Vida’.

 

Geração Ativa

O ‘Geração Ativa’ é um programa de preparação para a aposentadoria que tem o intuito de oportunizar aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo uma transição trabalho-aposentadoria bem planejada, por meio de ciclos de palestras informativo-vivenciais.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) e a Esesp. 

A próxima palestra terá o tema “Missão de vida e novas carreiras” e está marcada para o dia 22 de junho, sob o comando da coach de executivos Giovana Brioschi.

 

Informações à imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação do IPAJM

Carolina Paixão Emery Ferreira

carolina.ferreira@ipajm.es.gov.br

Tel.: 3636-4189

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard