06/04/2018 14h50

Exposição de livros e roda de conversa marcam expansão de campanha do Qualivida

A reflexão sobre o lúdico e o resgate da importância da leveza no ambiente de trabalho foram alguns dos assuntos abordados durante a roda de conversa sobre o tema “O lúdico na vida do servidor público”, realizada nesta quinta-feira (05), na Biblioteca Pública Estadual.

O evento fez parte do lançamento do Projeto “Servidores Escritores” que integra o Programa Qualivida, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e mediado pelos escritores capixabas Pedro Nunes e Fernando Achiamé. Na ocasião, houve o lançamento da exposição de livros escritos por servidores públicos, a qual conta até o momento, com 36 obras.

Durante o encontro, os escritores destacaram a necessidade de valorizar e oportunizar espaços de compartilhamento de ideias, além da importância do incentivo à leitura.

O momento contou com a presença da secretária da Seger, Dayse Lemos, que destacou a importância do projeto. “Estou muito feliz em estar aqui hoje neste lançamento tão especial. O livro transforma de fato, e os servidores escritores estão transformando suas próprias vidas e a vida de quem está usufruindo das suas obras”, afirmou.

De acordo com o mediador da roda de conversa, Pedro Nunes, um bate-papo sobre a atividade artística na vida do servidor, no dia a dia do trabalho e também após a sua aposentadoria é de extremo valor. “Quando fui procurado pela equipe do programa Qualivida me surpreendi com a quantidade de servidores que escrevem. Falar sobre o lúdico é maravilhoso. O lúdico transforma o ambiente e pode ser uma via de escape para que as pessoas não adoeçam”, afirmou.

Para Fernando Achiamé, a iniciativa é excelente. “Poder externar nossos sentimentos por meio da música, da escrita ou da confecção de livros é prazeroso e traz uma sensação de liberdade. Sempre será possível atrelar o lúdico ao profissional”.

Para a servidora do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) e participante do evento, Rosa Maria Nascimento Santos, a roda de conversa permitiu a reflexão sobre a importância da saúde do servidor, seja envolvendo aspectos físicos ou emocionais “Quando a saúde do servidor é valorizada enquanto ainda está em atividade, a aposentadoria será saudável, tranquila, por ter cumprido seu dever laboral”.

Segundo Aline Pinheiro Schultz, do Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (Nass), “o evento confirmou a importância de encontro entre pessoas que se interessam por assuntos culturais. A troca de experiências foi enriquecedora e incentivou a realização de novas rodas de conversa. Sabemos que existem muitos outros servidores que são autores, e convidamos todos a participarem da exposição”.

“Servidores Escritores”

A ideia da exposição de livros “Servidores Escritores” surgiu a partir de sugestões de servidores durante uma campanha do Qualivida, durante o mês do servidor (outubro de 2017), que reuniu e divulgou nomes de obras literárias escritas por profissionais do serviço público estadual.

A exposição com as obras dos servidores estará aberta à visitação até o dia 30 de maio. Os servidores interessados em disponibilizar exemplares de sua autoria deverão entrega-los no Nass (Ed. Fábio Ruschi, 3º andar, Ala Mar). Mais informações pelo e-mail qualivida@seger.es.gov.br.