06/04/2018 15h38

Esesp: docentes participam de nova oficina sobre novas metodologias

Os processos de ensino e aprendizagem estão sendo revisitados e atualizados pelos docentes da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Desde o fim do ano passado, os profissionais vêm participando de uma sequência de oficinas e workshops que trazem novas possibilidades e metodologias que podem ser aplicadas às capacitações ofertadas pela instituição.

Nesta sexta-feira (06), uma parte desses docentes esteve presente na Escola de Governo durante uma Oficina de Jogos, que faz parte do processo de atualização. O objetivo foi apresentar como a estrutura conceitual dos jogos e das dinâmicas pode ser transportada para dentro da sala de aula, contribuindo para a construção do conhecimento.

De acordo com a professora Maria Lucia Guelli, que comandou o encontro, os conceitos dos jogos vêm somar aos mais diferentes tipos de capacitação. “A gente sabe que essa metodologia tem um grande poder quando falamos de um trabalho mais comportamental, mas é muito interessante porque contribui também naqueles cursos mais técnicos, com o uso de exercícios, dinâmicas, jogos, dicas e técnicas”, explicou.

Maria Lucia explicou que apesar de ser um tema conhecido desde o século XIX, o seu uso ainda é desconhecido. “Muita gente aplica a metodologia como se fosse uma brincadeira, um momento de distração, mas não é isso. Apesar de ser algo lúdico, gostoso, animado e interessante, ela precisa ter uma conexão direta com aquilo que precisa ser aprendido”, completou.

Ela também destacou a iniciativa da Esesp de investir neste tipo de ação. “Se você tem professores e facilitadores mais bem preparados, com mais ferramentas, mais técnicas nas mãos, é fantástico. É conhecido que o aprendizado é melhor quando colocado em prática. Fazer com que isso reverbere dentro do dia a dia das instituições e dos servidores é maravilhoso”, concluiu.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard