17/04/2018 14h40

Esesp disponibilizará certificados on-line para todos os cursistas

Os servidores públicos e membros da sociedade civil organizada que participarem das capacitações promovidas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) terão mais facilidade para acessar os comprovantes de participação dos cursos. A partir de maio deste ano, as declarações e os certificados emitidos pela instituição serão disponibilizados aos cursistas de forma on-line. 

Até o momento, essa opção estava disponível apenas para os profissionais do Poder Executivo Estadual ou para os cursos a distância do órgão, mas ainda não era permitido a servidores municipais ou membros de Organizações da Sociedade Civil. Agora, qualquer cursista poderá ter acesso à versão digital do documento por meio do portal Acesso Cidadão, do Governo do Estado.  

Essa novidade é fruto do trabalho em conjunto realizado pela Escola de Governo em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, a ampliação desse serviço levou em consideração diversos fatores. 

“Além de reduzir os custos com o uso de papel, também adotamos uma prática mais sustentável. Outro ponto importante é a facilidade que isso traz para o nosso cursista, que poderá fazer a impressão somente quando for necessário”, pontuou Dângela. Para ela, os benefícios não param por aí. “Também é preciso ressaltar que o cursista terá acesso ao seu histórico de capacitações”, concluiu. 

Como fazer o cadastro? 

Para fazer o cadastro no portal Acesso Cidadão o internauta precisa acessar o endereço acessocidadao.es.gov.br e clicar na opção “Criar uma conta”. Um formulário será aberto para preenchimento de todos os dados pessoais do solicitante. Após a validação do cadastro, basta escolher o ícone “E-Certificado” e selecionar o ano e o curso desejado. 

Segundo a Gerência de Secretaria Escolar (Gese) da Esesp, os usuários poderão acessar os comprovantes de participação das atividades educacionais realizadas a partir de julho de 2016, quando o novo sistema de capacitação passou a ser utilizado. Para as atividades realizadas antes dessa data, é preciso pedir a 2ª via do certificado no site da Escola de Governo (esesp.es.gov.br).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard