02/06/2022 15h17

Equipes vencedoras do Prêmio Inoves 2020 participam de oficina para aceleração de projetos

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), por meio do Laboratório de Inovação (LAB.ges), iniciou, nesta quinta-feira (02), uma oficina de Métodos Ágeis destinada às equipes de servidores que foram vencedoras do Ciclo 2020 do Prêmio Inoves. A capacitação integra o programa de Aceleração de Projetos, cujo objetivo é orientar os grupos para o desenvolvimento das iniciativas, que receberão investimento de até R$ 30 mil cada.

O método ágil é uma forma de conduzir projetos que busca dar mais celeridade aos processos e à conclusão de tarefas. Ele se baseia em um fluxo de trabalho mais rápido, flexível, sem muitos obstáculos e com iteratividade, permeando todo o ciclo de vida de um projeto, ou seja, desde sua concepção até a entrega/produto final. O método visa a otimizar fluxos, melhorar a produtividade e elevar as perspectivas de sucesso.

A trainee de Inovação na Gestão do LAB.ges, Cristina Nakamura, destacou que as equipes participarão de outras oficinas ao longo do Programa de Aceleração. “Além de apoio financeiro para impulsionar os projetos, os servidores recebem mentorias e capacitações sobre metodologias inovadoras, que contribuem nesse processo. Já realizamos uma oficina de Design Thinking e, após a de Métodos Ágeis, haverá as de Indicadores, Linguagem Simples, Objetivos e Desenvolvimento Sustentável e Experiência do Usuário”, pontuou.

Cristina Nakamura ressaltou também que, com a retomada dos encontros presenciais, o LAB.ges tem promovido as capacitações em espaços diferentes, ligados ao ecossistema de inovação capixaba e com a presença de convidados externos ao Governo do Estado. “Queremos que as equipes tenham contato mais próximo com esses ambientes e conheçam também outras iniciativas exitosas, que possam servir de inspiração, referência para a aceleração dos projetos”, disse

A oficina de Métodos Ágeis acontece até esta sexta-feira (03), no Hub Fucape, em Vitória, e conta com a parceria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard