04/08/2017 12h33 - Atualizado em 04/08/2017 12h34

Ciclo 2017 da Promoção por Seleção é marcado pela automatização do processo

O edital de abertura do Ciclo 2017 da Promoção por Seleção, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), já foi publicado. E neste ano o processo traz uma novidade: ele será totalmente automatizado, dispensando assim o uso de papéis no ato de inscrição e gerando uma economia para a Administração de, aproximadamente, R$740 mil ao ano.

Com a mudança, certificados, diplomas e demais documentos entregues pelos servidores ao setor de Recursos Humanos (RH) serão inseridos em sistema, sem a necessidade de encaminhá-los em processos físicos, que envolviam custos com autuação, movimentação e impressões. Além disso, os servidores aptos e interessados farão o cadastro pelo portal www.servidor.es.gov.br, utilizando o número do CPF e senha.

“Sempre que o servidor participava da Promoção por Seleção, ele tinha de levar toda a documentação exigida, mesmo que ela já tivesse sido apresentada em ciclos anteriores. A partir de agora, os arquivos ficarão salvos em sistema. Desta forma, só será necessário passar ao RH os documentos uma única vez”, explicou a gerente de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (Gecads).

A iniciativa trará benefícios como maior celeridade nas entregas do processo; otimização e modernização da gestão da ferramenta; facilidade na execução; redução de custos operacionais e materiais e diminuição de gastos com pessoal.

Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, a ação “é um grande avanço para a área de desenvolvimento de pessoas e está alinhado às diretrizes desta gestão, que incentiva um governo cada vez mais digital. Ela integra também o compromisso firmado com os servidores, de manter em dia o pagamento do salário e de assegurar direitos como a progressão e a promoção na carreira”.

Promoção

A promoção é a passagem do servidor público efetivo de uma classe para a outra, em sentido vertical, na mesma referência, por meio de seleção. Para concorrer ao processo, ele precisa atender aos seguintes requisitos: a permanência na classe inferior pelo prazo mínimo de cinco anos de efetivo exercício e ter cinco avaliações periódicas de desempenho individual.

Para a classificação, são considerados critérios de pontuação como os resultados das Avaliações de Desempenho Individual; a participação do servidor em atividades de capacitação e qualificação profissional; a atuação não remunerada em comissão, comitê ou conselho; a atuação na gestão e fiscalização de contratos; a publicação ou apresentação de trabalho científico/técnico e premiações de projeto.

O edital de abertura do Ciclo 2017 da Promoção por Seleção foi divulgado, pela Seger, no Diário Oficial desta quarta-feira (02), juntamente com a lista de servidores aptos para concorrê-la. O processo é voltado aos profissionais efetivos das seguintes carreiras: Analista do Executivo, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Especialista em Desenvolvimento Humano e Social.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard