Teve início, nesta segunda-feira (04), o curso de ambientação para a segunda turma de Analistas do Executivo, aprovada no último concurso público realizado pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Ao todo, 71 novos servidores participarão da capacitação, que acontecerá durante todo o mês de setembro, na sede da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória.
O objetivo do curso de ambientação é transmitir conhecimentos e orientações essenciais sobre o funcionamento e a organização da Administração Pública Estadual. Entre os temas que serão abordados estão: Legislação Aplicada; Ética e Serviço Público; Gestão Orçamentária e Planejamento; Licitação, Contratos Administrativos e Convênios; Sistemas de Gestão e Comunicação; Controle e Transparência; e outros.
O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou que, após a capacitação, os novos analistas serão alocados nas secretarias e autarquias do Estado para atuação em áreas de gestão. “Em breve, vocês integrarão as equipes de diferentes órgãos do Executivo Estadual, contribuindo para a melhor prestação de serviços à sociedade capixaba”.
“A Esesp tem a satisfação de receber a segunda turma de aprovados no concurso de Analista do Executivo. Nosso compromisso é fornecer uma formação de excelência, cuidadosamente projetada para preparar os servidores para os desafios do serviço público. Estamos empenhados em levar os conhecimentos necessários para o sucesso em suas novas funções”, afirmou a diretora Técnica da escola, Chayane Daltio.
Durante o curso, os novos servidores puderam conferir a palestra "Autoliderança e Protagonismo no Serviço Público", ministrada pela mentora e consultora em Gestão de Pessoas, Drª Tânia Telles.
O concurso
Mais de 18 mil candidatos se inscreveram para participar do concurso de Analista de Executivo da Seger. As provas foram realizadas em janeiro deste ano, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina.
O certame contemplou as seguintes áreas de formação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Plásticas ou Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, História, Letras ou Literatura, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Tecnologia da Informação (Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação ou Ciências da Computação ou Engenharia da Computação).
O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, contados da data de publicação do ato de homologação, prorrogável uma vez por igual período. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 6.582,60, além de auxílio alimentação no valor de R$ 600, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br