Desde o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Programa Qualivida, da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), tem desenvolvido ações que amenizem os efeitos na saúde dos servidores e que promovam o seu bem-estar físico, mental e emocional. Dentre as atividades propostas uma que se destaca é o grupo de meditação, que se reúne por meio de uma plataforma on-line, todas as quartas-feiras, das 8h às 8h30.
Embora a iniciativa tenha sido criada para os servidores do Governo do Espírito Santo, qualquer pessoa pode participar. Basta se inscrever pelo link bit.ly/meditacao_seger. Após cadastro, é enviado e-mail com os detalhes para acesso à sala e um lembrete do encontro toda terça-feira.
Quem orienta as meditações é a servidora Especialista em Desenvolvimento Humano e Social, Suellen Barone. Ela explica que o tipo de meditação escolhido foi o Mindfulness, ou Atenção Plena, como é conhecido no Brasil. “É uma técnica simples, que foca em trazer a consciência para a respiração e que pode ser praticada em qualquer momento, lugar ou ocasião. A pessoa pode praticar Mindfulness até dentro do ônibus ou na sala com outros colegas. Basta focar na respiração e ela já vai sentir os resultados”, explicou.
Célia Márcia, servidora da Secretaria da Saúde (Sesa), achou a iniciativa bastante benéfica, especialmente neste momento da pandemia, que acaba trazendo consequências para a saúde emocional. “As meditações têm possibilitado olhar para o meu "eu", focar nas relações positivas e buscar energia para seguir nas atividades cotidianas”, afirmou.
Como o grupo é on-line, a atividade tem chegado aos servidores de vários órgãos públicos, inclusive do interior do Estado, como é o caso do policial civil Bruno Alves Rodrigues. “Parabenizo e agradeço a Seger por mais uma iniciativa voltada ao bem-estar dos profissionais. A prática da meditação guiada tem sido uma oportunidade valiosa para que eu possa aprender e criar este hábito na minha rotina. Os benefícios são surpreendentes e muito perceptíveis”, conta Rodrigues.
“Vivenciamos um cenário delicado, que desperta sentimentos como ansiedade e angústia. Com o objetivo de ajudar os servidores a passarem por esse momento da melhor forma possível, o Programa Qualivida tem promovido diversas ações que estimulam o bem-estar. A meditação é uma delas”, disse a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.
Em breve, também serão disponibilizados para os participantes do grupo áudios com meditações guiadas, que poderão ser feitas em qualquer momento do dia.
Meditação Mindfulness
Meditação é um treino mental. Muito se tem ouvido falar a respeito de meditação nos últimos anos, especialmente porque desde 2010 estudos de neurociências têm comprovado os benefícios dessa prática. Essas pesquisas estão mais focadas no estilo de meditação Mindfulness e seus resultados demonstram que a prática constante aumenta o foco, promove mais bem-estar, compaixão e contribui para a regulação emocional.
De acordo com a servidora Suellen Barone, que é especialista em Neurociências e Inteligência Emocional, “praticar alguns minutos de meditação por dia pode contribuir para nos deixar mais felizes e trazer a nossa atenção para o momento presente, reduzindo o estresse e a ansiedade. É por isso que a proposta do grupo é de nos encontrarmos uma vez por semana, quando faço a introdução explicando sobre a prática e depois meditamos juntos por alguns minutos, e os servidores podem seguir a semana praticando por conta própria”.
A cada prática, um tema diferente é abordado pelo grupo, como ‘autocompaixão’, ‘observação e julgamento’, entre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues / Simone Espindula Batista
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br / simone.batista@seger.es.gov.br