O Programa de Gestão Documental do Estado (Proged) reuniu, nesta terça-feira (30), no auditório do Edifício Fábio Ruschi, em Vitória, cerca de 150 servidores públicos que atuam em Gerências Administrativas, Comissões Setoriais de Avaliação de Documentos (Cads) e como pontos focais do Sistema E-Docs nos órgãos e secretarias do Executivo Estadual para participarem do 1º Encontro Técnico de 2024.
O objetivo do evento foi promover o alinhamento das atividades desempenhadas pelos profissionais do Estado e propiciar o debate dos seguintes temas: “Uso de Inteligência Artificial na classificação de processos no sistema SEP”, “Decreto de digitalização e suas funcionalidades no E-Docs” e “Implantação da Política de Preservação Digital”.
O diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Cilmar Franceschetto, ressaltou que o que está sendo discutido no evento colocará o Arquivo Público na vanguarda das instituições arquivísticas do País. "A partir do momento que os projetos se iniciarem, junto com aqueles que já se encontram em andamento, teremos um lugar de destaque nacional na questão da preservação digital", disse.
Ele destacou ainda as ações voltadas à documentação dos órgãos, nas quais serão reforçados e ampliados os processos de organização e classificação, para a posterior eliminação ou guarda. "Com isso, promoveremos a liberação de espaço, uma maior economia e um acesso mais eficiente à informação. São projetos que nos colocam em um alto nível na gestão documental", salientou Franceschetto.
O subsecretário de Estado de Inovação na Gestão, da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Davi Salgueiro, ressaltou a relevância do envolvimento dos servidores no processo de transformação digital. “Muitas vezes vinculam a transformação digital a novos sistemas, a tecnologias. Mas, na verdade, vai muito além disso. São as pessoas que fazem, de fato, a transformação. E é por isso que vocês, servidores, são tão importantes para essa gestão documental digital que está surgindo”, afirmou.
Salgueiro destacou também alguns números registrados no E-Docs no ano passado. “Em 2023, foram capturados no E-Docs mais de 450 mil processos e de 15 milhões de documentos pelos órgãos do Governo. Além disso, os cidadãos capturaram mais de 12 milhões de documentos no sistema. Fiz uma pesquisa e esses números apontam que, em 2023, a gente deixou de desmatar, aproximadamente, 7.700 árvores. Para se ter uma noção melhor, essas árvores ocupam um espaço equivalente ao de 10 campos de futebol”, exemplificou.
Durante a reunião, também foram assinados dois termos de cooperação técnica com repasse de recursos. O primeiro deles foi entre o APEES e a Secretaria da Saúde (Sesa), visando à realização de um projeto de pesquisa para a modernização da gestão documental da Sesa. O segundo envolveu o APEES, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), para a preservação digital sistêmica dos documentos arquivísticos no âmbito do Governo do Estado.
O Encontro Técnico foi realizado pelo comitê gestor do Proged, composto por membros do APEES, da Seger, do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest) e da Secretaria de Controle e Transparência (Secont).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Apees
Jória Motta Scolforo