Instituído pela Portaria Nº 22-R/2017, o Censo dos Servidores Públicos do Poder Executivo, passou a ser bianual. O cadastro será realizado a cada dois anos, de acordo com o mês de aniversário do servidor. Nos anos pares, será realizada a atualização dos servidores aniversariantes nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Nos anos ímpares, será a vez dos servidores aniversariantes nos meses de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro.
O censo é voltado aos servidores ativos efetivos civis e militares, comissionados, celetistas e aos beneficiários de pensão especial, pensão judicial e complementação de aposentadoria custeada pelo erário.
A iniciativa tem como objetivos melhorar a qualidade dos dados armazenados na base do Sistema de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes), garantir maior segurança às informações pessoais dos servidores e aprimorar a gestão de pessoal e o controle de informações previdenciárias.
De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Seger, Heliane Prata Sarmento, a atualização dos dados pessoais protege o servidor e a administração pública. “Manter os dados atualizados é, antes de tudo, um ato de cidadania do servidor, garantindo, por exemplo, o recebimento de correspondência ou e-mail, uma aposentadoria sem problemas de recebimento do PIS/PASEP, evita problemas com a Receita Federal, além de descomplicar uma possível pensão para os dependentes”, afirmou.
O servidor que não tiver nenhuma informação para atualizar, retirar ou acrescentar deverá assinar a declaração de atualização de dados pessoais e levar o documento no setor de Recursos humanos do órgão de origem durante o mês de aniversário, para que o setor faça o registro da informação no sistema.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Éricka de Almeida Silva
Texto: Éricka Almeida